Português: HISTÓRIAS BÍBLICA LIVRES

Updated ? hours ago # views See on DCS

46. A Conversão de Paulo

OBS Image

Saulo, aquele que tinha segurado as capas dos homens que mataram Estevão, não acreditava em Jesus e por isso perseguia aqueles que confiavam Nele. Ele ia de casa em casa em Jerusalém, prendendo homens e mulheres e colocando-os na prisão. Saulo recebeu autorização do sumo sacerdote para ir à cidade de Damasco prender os cristãos que estavam lá e trazê-los de volta a Jerusalém.

OBS Image

Enquanto Saulo estava a caminho de Damasco, uma forte luz vinda do céu brilhou, de repente, à sua volta e ele caiu no chão. Ele ouviu uma voz lhe dizer: “Saulo, Saulo! Por que você me persegue?” Assustado, ele perguntou: “Quem é o senhor, Mestre?” E a voz respondeu: “Eu sou Jesus, aquele que você persegue!”

OBS Image

Quando Saulo se levantou, estava cego e precisou ser conduzido por seus amigos até Damasco. Ele não comeu nem bebeu durante três dias.

OBS Image

Havia um discípulo de Jesus em Damasco chamado Ananias. Deus lhe disse: “Vá até a casa onde Saulo está e coloque suas mãos sobre a cabeça dele para que ele volte a enxergar.” Ananias respondeu: “Mas, Mestre, eu ouvi dizer que este homem está perseguindo os cristãos!” Deus lhe disse: “Vá! Eu o escolhi para que ele declare o Meu nome aos judeus e às pessoas de outras nações. Ele ainda vai sofrer muitas coisas por causa do Meu nome.”

OBS Image

Então, Ananias foi até Saulo, pôs as mãos sobre ele e disse: “Jesus, que lhe apareceu no caminho, me enviou aqui para que você volte a enxergar e para que seja cheio do Espírito Santo.” Saulo voltou a enxergar naquele momento e Ananias o batizou. Depois Saulo comeu para recuperar as forças.

OBS Image

Saulo começou a pregar aos judeus em Damasco dizendo: “Jesus é o Filho de Deus!” Os judeus ficaram admirados ao ver que o homem que tentava destruir os crentes em Cristo, agora também acreditava em Jesus! Saulo debatia com os judeus provando que Jesus era o Messias.

OBS Image

Depois de muitos dias, os judeus planejaram matar Saulo. Eles colocaram soldados nas portas da cidade para matá-lo, mas Saulo ouviu falar sobre o plano e fugiu com a ajuda de seus amigos. Uma noite, eles o puseram dentro de um cesto e o baixaram do lado de fora do muro da cidade. Saulo fugiu, mas continuou falando de Jesus em todos os lugares.

OBS Image

Saulo foi até Jerusalém para se encontrar com os discípulos, mas eles ficaram com medo dele. Um dos crentes em Jesus chamado Barnabé o levou aos apóstolos e contou a todos como Saulo pregava com ousadia em Damasco. Depois disso, os discípulos o aceitaram.

OBS Image

Alguns crentes que fugiram da perseguição em Jerusalém foram a uma cidade distante chamada Antioquia. Lá, eles também anunciaram a mensagem de Jesus. A maioria do povo em Antioquia não era judeu, mas aceitou a Palavra e, pela primeira vez, muitos não-judeus se tornaram crentes. Saulo e Barnabé foram até lá para ensinar mais sobre Jesus aos novos crentes e para fortalecer a igreja. Foi em Antioquia que os crentes em Jesus foram chamados pela primeira vez de “cristãos.”

OBS Image

Um dia, os cristãos de Antioquia estavam orando e jejuando quando o Espírito Santo disse: “Separem Saulo e Barnabé para que façam um trabalho para mim.” Assim, a igreja em Antioquia orou por Barnabé e por Saulo, colocou as mãos sobre eles e os enviou para ensinar a Palavra de Deus e as boas novas sobre Jesus em muitos outros lugares. Eles ensinavam pessoas de diferentes povos e nações e muitos confiavam em Jesus.

Uma história da Bíblia: Atos 6:8-8:3; 9:1-25; 11:25-26