Português: HISTÓRIAS BÍBLICA LIVRES

Updated ? hours ago # views See on DCS

47. Paulo e Silas em Filipos

OBS Image

Como Saulo viajava por todo o Império Romano, começou a usar seu nome romano, Paulo. Um dia, Paulo e seu amigo Silas foram à cidade de Filipos para proclamar as boas novas de Jesus. Eles foram para fora da cidade, à beira de um rio, local que os cristãos se reuniam para orar. Lá, eles conheceram uma mulher comerciante chamada Lídia que amava e adorava a Deus.

OBS Image

Deus abriu o coração de Lídia para ela acreditar na mensagem de Jesus e, naquele dia, ela e sua família foram batizadas. Ela convidou Paulo e Silas para ficarem em sua casa e eles aceitaram.

OBS Image

Enquanto estavam em Filipos, Paulo e Silas se reuniam todos os dias com os cristãos naquele lugar de oração à beira do rio. Todas as vezes que iam para lá, uma escrava possuída por um demônio os seguia. O demônio mostrava o futuro para ela que ganhava muito dinheiro para os seus senhores com suas previsões.

OBS Image

Enquanto Paulo e Silas caminhavam, essa escrava os seguia gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo. Eles mostrarão a vocês o caminho da salvação!” Ela fez isso muitas vezes até irritar Paulo.

OBS Image

Um dia, quando ela começou a gritar, Paulo se virou e disse ao demônio que estava dentro dela: “Em nome de Jesus, saia dela.” O demônio a deixou rapidamente.

OBS Image

Os senhores da escrava ficaram muito bravos quando descobriram que a escrava, sem o demônio, não conseguia mais ver o futuro. Eles não teriam mais dinheiro com as visões.

OBS Image

Então, eles levaram Paulo e Silas às autoridades romanas que bateram neles e os jogaram na prisão.

OBS Image

Paulo e Silas foram colocados na parte mais segura da prisão com os seus pés presos. Mesmo assim, eles cantaram hinos de louvor a Deus, até o meio da noite.

OBS Image

De repente, houve um terremoto muito forte. A terra tremeu, as portas da prisão se abriram e as correntes de todos os prisioneiros foram quebradas.

OBS Image

Quando o carcereiro acordou e viu que as portas da prisão estavam abertas, ficou apavorado. Tentou se matar porque achou que todos os prisioneiros tivessem fugido. As autoridades romanas matavam os carcereiros que deixavam seus prisioneiros escaparem. Quando Paulo o viu, gritou: “Pare! Não se machuque. Estamos todos aqui.”

OBS Image

O carcereiro ainda tremia quando perguntou a Paulo e Silas: “O que devo fazer para ser salvo?”. Paulo respondeu: “Creia no Senhor Jesus Cristo, o Mestre, e você e sua família serão salvos.” Então o carcereiro levou Paulo e Silas para sua casa e lavou as suas feridas. Paulo falou a todos que estavam na casa do carcereiro sobre as boas novas de Jesus.

OBS Image

O carcereiro e sua família creram em Jesus e foram todos batizados. Eles ofereceram um jantar a Paulo e Silas e todos se alegraram.

OBS Image

No dia seguinte, as autoridades de Filipos libertaram Paulo e Silas e pediram que deixassem a cidade. Paulo e Silas despediram-se de Lídia, de alguns outros amigos e foram embora. As boas novas de Jesus continuavam a se espalhar e a Igreja continuava crescendo.

OBS Image

Paulo e outros líderes cristãos viajaram para várias cidades falando e ensinando as boas novas de Jesus. Eles também escreveram muitas cartas às igrejas para encorajar e ensinar os cristãos. Algumas dessas cartas se tornaram livros da Bíblia.

Uma história da Bíblia: Atos 16:11-40