English: Bible

Updated ? hours ago # views See on DCS

Tiago

Chapter 1

1 Tiago, um servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saudações. 2 Meus irmãos, considerem motivo de alegria quando vocês passarem por varias provações, 3 sabendo que a prova da vossa fé resulta em perseverança. 4 Permita que a perseverança complete a sua obra, para que sejais completamente maduros, sem faltar em coisa alguma. 5 Mas, se alguns de vós necessitar de sabedoria, peçam Àquele que a dá, Deus, generosamente e sem criticar a todos quantos o pedirem, e Deus a dará. 6 Mas peçam com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é como uma onda no mar, agitada pelo vento e lançada de um lado para outro. 7 Pois essa pessoa não deve pensar que ela receberá o seu pedido do Senhor; 8 essa pessoa é uma pessoa vacilante, instável em todos seus caminhos. 9 O irmão pobre deve gloriar-se na sua alta posição, 10 enquanto o irmão rico na sua humildade, porque este perecerá como a flor da erva no campo perece. 11 O sol nasce com calor abrasador, seca a planta, a sua flor cai e a sua beleza perece. Da mesma maneira os ricos desaparecerão em meio às suas atividades. 12 Bem-aventurado é o homem que suporta a tentação, porque depois que ele passa a tentação, ele receberá a coroa da vida, que foi prometida àqueles que amam a Deus. 13 Ninguém, quando tentado, deve dizer "Esta tentação vem de Deus", porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e Deus a ninguém tenta. 14 Cada pessoa é tentada pelos seus próprios maus desejos que o atraem e o arrastam. 15 Então, após os desejos pecaminosos conceberem, o pecado nasce, e, após completo crescimento do pecado, resulta em morte. 16 Meus amados irmãos, não se enganem. 17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito é do alto, vindo do Pai das luzes. Ele não muda como sombras de variação. 18 Deus escolheu dar-nos vida pela palavra de verdade, para que fossemos como os primeiros frutos dentre suas criaturas. 19 Meus amados irmãos, vós sabeis isto. Todo homem deve estar pronto para ouvir, tardio para falar, e tardio para irar-se, 20 porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. 21 Portanto, livrem-se de toda a imundície pecaminosa e do mal que está em toda parte, e em humildade recebam a palavra implantada, que é capaz de salvar vossas almas. 22 Obedeçam a palavra, não sejam apenas ouvintes, enganando a vós mesmos. 23 Porque se alguém ouve a palavra e não a cumpre, ele é semelhante à pessoa que contempla o seu rosto natural em um espelho. 24 Ela contempla seu rosto, vai-se embora e logo esquece de como era. 25 Mas a pessoa que cuidadosamente atenta para a lei perfeita, a lei da liberdade, e continua obedecendo-a, não sendo um ouvinte que esquece, essa pessoa será abençoada no que fizer. 26 Se alguém se considera religioso, mas não controla sua língua, ele engana seu coração e sua religião é vã. 27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta, ajudar órfãos e viúvas em suas aflições, e proteger-se da corrupção do mundo.

Chapter 2

1 Meus irmãos, não sigais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, para favorecer certas pessoas. 2 Se alguém entrar em tua reunião usando anéis de ouro e roupas finas e também um homem pobre entrar com roupas sujas, 3 e vós focais atenção sobre a pessoa utilizando as roupas finas e dizer: "Por favor sentais aqui num ótimo lugar" e dizer ao homem pobre: "Ficais de pé" ou "Sentais aos meus pés", 4 não estareis fazendo julgamentos entre vós mesmos e se tornando juízes com pensamentos malignos? 5 Ouçam meus amados irmãos, Deus não escolheu os pobres do mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que Ele prometeu para aqueles que O amam? 6 Mas vós tendes desonrado o pobre! Não é o rico que vos oprime, e não são eles que aqueles que vos levaram a tribunais? 7 Não é o rico que blasfema o bom nome pelo qual vós sois chamados? 8 Contudo, se tu cumpres a lei real, como escrito nas escrituras: "Tu deveis amar teu próximo como a ti mesmo", fazei-o bem. 9 Mas se tu favoreces certas pessoas, estais cometendo pecado, convicto da lei como os transgressores. 10 Para aquele que obedece a lei completa, ainda assim tropeça em um único ponto, ele se torna culpado de quebrar toda a lei! 11 Porque Deus disse: "Não cometais adultério", também disse: "Não matarás". Se vós não cometeres adultério, mas cometeres assassinato, vós tendes quebrado a lei de Deus 12 Então falais e obedeçais como se fossem aqueles que serão julgados pela lei da liberdade. 13 Pois o julgamento vem sem misericórdia para aqueles que não mostraram misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento! 14 Que proveito há meus irmãos se alguém disser que tem fé mas não tem obras? Pode aquela fé salvá-lo? 15 Se um irmão ou irmã precisa de roupas e alimentos diariamente 16 e alguém disser a elas: "Vai em paz, aquecei-vos e alimentai-vos bem", mas tu não dás a elas as coisas que elas necessitam para o corpo, que proveito há? 17 Do mesmo modo a fé por si só, se não houver obras é morta. 18 Ainda alguém dirá: "Tu tens fé e eu tenho obras". Mostrai-me tua fé sem obras e eu mostrar-te-ei minha fé pelas minhas obras. 19 Tu cres que há um único Deus; tu estás certo. Mas os demônios também crêem e tremem. 20 Tu queres mesmo saber homem insensato que a fé sem obras é inútil? 21 Não foste Abraão nosso patriarca justificado pelas obras que ofereceu Isaque seu filho sobre o altar? 22 Tu vês aquela fé provada por suas ações e a fé alcançou seu propósito. 23 Cumpriu-se escritura que diz: "Abraão creu em Deus e foi-lhe atribuído por justiça". Então Abraão foi chamado amigo de Deus. 24 Tu vês que pelas obras um homem é justificado e não somente pela fé. 25 Da mesma maneira também não foi Raabe, a prostituta, justificada pelas ações, quando ela recebeu os mensageiros e os fez sair por outro caminho? 26 Pois assim o corpo separado do espírito é morto, da mesma forma a fé separada das obras é morta.

Chapter 3

1 Muitos de vós não deveis ser professores, meus irmãos, sabendo que nós receberemos maior julgamento. Porque, todos nós tropeçamos de muitas formas. 2 Se qualquer um não tropeça nas próprias palavras, é homem perfeito, capaz de controlar todo seu corpo também. 3 Agora se nós colocamos cabresto na boca do cavalo para nos obedecer, então nós podemos controlar todo seu corpo. 4 Perceba também que navios, embora sejam bem grandes e podem ser dirigidos por ventos fortes, são conduzidos por um pequeno leme para onde quer que o piloto o direcione. 5 Da mesma forma, a língua é uma pequena parte do corpo, ainda assim se gaba de grandes coisas. Veja como uma grande floresta é incendiada por uma faísca! 6 A língua também é um fogo, um mundo de pecaminosidade colocado entre as partes do nosso corpo, que contamina todo corpo e pode arruinar toda a vida e ela mesmo pode ser usada pelo diabo para o mal. 7 Todo tipo de animal selvagem, pássaro, réptil, e criaturas do mar são seres domesticáveis e tem sido domesticado pela humanidade, 8 mas ninguém entre os homens é capaz de domar a língua; isto é um mal irrefreável, cheio de veneno mortal. 9 Com a língua nós louvamos nosso Senhor e Pai, e com a mesma língua nós amaldiçoamos o homem, que foi feito na imagem de Deus. 10 E da mesma boca é falado bênçãos e maldições. Meus irmãos, estas coisas não devem acontecer. 11 Pode uma fonte jorrar ao mesmo tempo água doce e amarga? 12 Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira produzir figos? Da mesma forma, não pode a mesma fonte produzir água salgada e doce. 13 Quem entre vós és sábio e entendido? Deixe esta pessoa demonstrar uma boa vida pelo seu trabalho da humildade que vem da sabedoria. 14 Mas se vós tendes amargo ciúme e ambição egoísta no vosso coração, não se gabe nem minta contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas em vez disto é terrena, não é espiritual, demoníaca. 16 Porque onde existe ciúmes e ambição egoísta, há confusão e todo tipo de praticas vis. 17 Mas a sabedoria que vem de cima é primeiro pura, em seguida amante da paz, gentil, bondosa, cheia de misericórdia e bons frutos, sem favorecer certas pessoas, e sincera. 18 E o fruto da justiça é plantado em paz para aqueles que promovem a paz.

Chapter 4

1 De onde surgem as brigas e disputas entrem vós? Isso não tem se levantado por causa dos seus maus desejos entre vossos irmãos na fé? 2 Vós desejais o que não tendes. Vós matais e correis atrás daquilo que não tendes. Vós lutais e brigais, ainda vós não obtendes porque vós não pedistes a Deus. 3 Vós pedistes e não recebestes porque vós pedistes coisas ruins, de fato que vós gasteis isto com vossos maus desejos. 4 Vós adúlteros! Não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, quem que decide ser amigo do mundo tornar se inimigo de Deus. 5 Ou vós pensais que a escritura é inútil quando diz que o espírito que Deus colocou em nós está agora cheio de um profundo anseio. 6 Mas Deus dá ainda mais graça, por isso é que a palavra diz: "Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde." 7 Portanto, sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Achegai-vos a Deus, e Ele se achegará a vós. Limpais vossas mãos, vós pecadores, e purificai vossos corações, vós de duplo pensamento. 9 Afligi-vos, lamentai e chorai! Transforme o seu riso em lamento e a vossa alegria em tristeza. 10 Humilhai-vos diante do Senhor, e Ele vos exaltará. 11 Não falem uns contra os outros, irmãos. A pessoa que fala contra um irmão ou julga seu irmão, fala contra a lei e julga a lei de Deus. Se vós julgais a lei, vós não obedeceis a lei, mas sois juiz da lei. 12 Somente um é o legislador e juiz, Deus, o único que é capaz de salvar e destruir. Quem sois vós que julgais vossos próximos? 13 Ouçam, vós quem dizeis: "Hoje ou amanhã nós iremos para a cidade, e ficaremos lá um ano, comercializaremos e lucraremos." 14 Quem sabe o que acontecerá amanhã, e de qualquer forma o que significa a vossa vida? Pelo que vós sois como a névoa que aparece por pouco tempo e então se vai. 15 Ao invés de vós dizerdes: "Se o Senhor permitir, nós viveremos e faremos isso ou aquilo." 16 Mas orgulhai-vos sobre vossos planos. Todo orgulho como esse é mau. 17 Portanto, àquele que sabe que tem fazer o bem mas não o faz, para ele isso é pecado.

Chapter 5

1 Venham agora, vós ricos, chorai em voz alta por causa de misérias que estão vindo a vós. 2 Vossas riquezas estão apodrecidas e vossas roupas estão comidas pela traça. 3 Vosso ouro e vossa prata têm se tornado inúteis, e vossas corrosões testificarão contra vós e consumirá vossa carne como fogo. Vós tendes acumulado riqueza para vos mesmos nos últimos dias. 4 Vejais, o pagamento dos trabalhadores que colheram vossos campos, aqueles que vos não pagastes, choram! E o grito dos ceifeiros tem chegado aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. 5 Vós tendes vivido na luxúria na terra e satisfazendo os vossos prazeres. Vós tendes engordado os vossos corações para o dia da matança. 6 Vós condenastes e matastes o homem justo, aquele que não consiga vos resistir. 7 Portanto sejais pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor, como o agricultor espera a colheita valiosa da terra, esperais pacientemente por isto, até que as chuvas precoces e tardias caírem. 8 Vós sejais também paciente, fortalecei vossos corações, por que a vinda do Senhor está próxima. 9 Não se queixem, irmãos, uns aos outros, para que não sejais julgados. Vejais, o juiz está na porta. 10 Por exemplo, irmãos, considerais o sofrimento e paciência dos profetas que falaram no nome do Senhor. 11 Vejais, nós chamamos aqueles que perseveram, "abençoados". Vós ouvistes a paciência de Jacó, e soubestes o propósito do Senhor para Jacó, como o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia. 12 Sobretudo, meus irmãos, não jurais, nem pelos céus nem pela terra, nem façais nenhum juramento. Mas deixeis que o vosso "Sim" signifique "Sim" e o vosso "Não" signifique "Não", assim não caireis em condenação. 13 Está alguém entre vós sofrendo? Ele deve orar. Alguém está alegre? Deixai ele cantar louvor. 14 Está alguém entre vós doente? Deixai ele chamar os presbíteros da igreja, e deixais que os presbíteros orem por ele, unjam ele com óleo em nome do Senhor, 15 e a oração da fé libertará o doente, e o Senhor o levantará. Se ele tem cometido pecado, Deus perdoará ele. 16 Portanto, confessais vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração dos justos produz grandes efeitos. 17 Elias foi um homem com sentimentos iguais a nós. Ele orou fervorosamente para que não pudesse chover, e não choveu na terra por três anos e seis meses. 18 E novamente Elias orou, e os céus derramou a chuva na terra e a terra produziu a colheita. 19 Meus irmãos, se alguém entre vós se desviar da verdade, mas alguém o trazer de volta, 20 deixai que ele saiba que aquele que fizer um pecador retornar do erro do seu caminho salvará a sua alma da morte uma vida e cobrirá uma multidão de pecados.